Serão três dias de palestras, workshops, minicursos, apresentação de trabalhos, e muito mais.


Dia 1 (Quarta-feira, 11/09): Experiências internacionais em resíduos sólidos
Horário
Atividade
08:00 – 09:00
Credenciamento
09:00 – 09:30
Abertura
09:30 – 10:30
Palestra: “Destinação de resíduos sólidos orgânicos: por onde começar?”
Carolina Ibelli Bianco – Doutoranda em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela USP (Brasil)
10:30 – 11:00
Coffee
11:00 – 12:00
Palestra: “A perspectiva social na gestão de resíduos sólidos e o trabalho de catadores(as) de materiais recicláveis: casos no Brasil e México”
Carolina Valente Santos – Pesquisadora autônoma na Universidade Federal de Pernambuco (Brasil)
12:00 – 12:15
Apresentação do livro “Catadoras e catadores de materiais recicláveis e a perspectiva social dos resíduos sólidos urbanos: casos do México e Brasil”
12:15 – 14:00
Almoço
13:30 – 14:00
Credenciamento
14:00 – 15:00
Palestra: “Política de Resíduos Sólidos na comunidade Européia”
Mario Russo – Prof. do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (Portugal)
15:00 – 16:30
Café com poster
16:30 – 17:30
Mesa redonda – debate com os palestrantes do dia: as experiências internacionais
Mediador: Marco Aurélio Soares de Castro – Professor Doutor na Faculdade de Tecnologia da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
17:30 – 18:00
Atração cultural – banda de música

Dia 2 (Quinta-feira, 12/09): Experiências nacionais em resíduos sólidos
Horário
Atividade
09:00 – 10:00
Palestra: “Gestão Municipal de Resíduos Sólidos – a experiência do município de Votuporanga”
Marcelo Zeitune – Superintendente Adjunto do Saev Ambiental
10:00 – 10:30
Coffee
10:30 – 11:00
Lançamento de livros
11:00 – 12:00
Palestra: “Política Nacional de Saneamento Básico – situação atual e perspectivas”
Aparecido Hojaij – Presidente da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae)
12:00 – 14:00
Almoço
14:00 – 15:00
Palestra: “Gestão de Resíduos da Construção Civil – A Experiência Pública de São José do Rio Preto”
Humberto Scandiuzzi – Eng. Civil e Assessor Técnico da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo
15:00 – 16:30
Café com poster
16:30 – 17:30
Mesa redonda – debate com os palestrantes do dia: experiências nacionais
Mediadora: Érica Pugliesi – Professora da Universidade Federal de São Carlos

Dia 3 (Sexta-feira, 13/09): Minicursos
Horário
Minicurso
9h – 12h e 14h – 17h
Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a Gestão de Resíduos Sólidos – Perspectivas para o Brasil
Cristine Diniz Santiago – Gestora e Analista Ambiental pela UFSCar e Mestre em Ciências Ambientais pela mesma universidade
Ana Cristina Bagatini Marotti – Gestora e Analista Ambiental pela UFSCar e Mestre em Ciências Ambientais pela mesma universidade
9h – 12h e 14h – 17h
Estudo de alternativas locacionais para aterro sanitário
Marcus Cesar Avezum Alves de Castro

Palestrantes

Carolina Ibelli Bianco
Atualmente é doutoranda em Engenharia Hidráulica e Saneamento na Escola de Engenharia de São Carlos/Universidade de São Paulo (EESC/USP) e membro do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Resíduos Sólidos (NEPER), vinculado ao Departamento de Hidráulica e Saneamento da EESC/USP. Bacharela em Biotecnologia pela Universidade Federal de São Carlos-campus Araras/SP (2012) e Mestre em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela EESC/USP. Foi membro de Pesquisa & Desenvolvimento da Empresa Júnior de Sustentabilidade em Biotecnologia (Sustec Jr.) e membro da Comissão de Gerenciamento de Resíduos do Centro de Ciências Agrárias/Universidade Federal de São Carlos-Araras/SP. Tem experiência na área de resíduos sólidos, com ênfase em tratamento biológico de resíduos sólidos orgânicos.

Carolina Valente Santos
Engenheira ambiental pela EESC/USP e mestre em Ciência, Tecnologia e Sociedade pela UFSCar, na temática de políticas públicas e catadores(as) de materiais recicláveis, com período de estágio de pesquisa na Universidad Autónoma de Tlaxcala (México). Além da carreira acadêmica, atuou na assessoria a empreendimentos solidários de catadores e rede de empreendimentos no estado de São Paulo, na perspectiva da economia solidária, e foi membro do Fórum Comunitário de Resíduos Sólidos de São Carlos. Atualmente é pesquisadora autônoma na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Aparecido Hojaij
É Presidente da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae), entidade que reúne quase dois mil municípios associados com serviços próprios de saneamento. Bacharel em Ciências Biológicas pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Barão de Mauá, e especialista em Engenharia de Saneamento Básico pela Universidade Federal de São Carlos, Aparecido Hojaij é Diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgotos de Jaboticabal (SAAEJ), em São Paulo. Com mais de 30 anos de experiência no setor, também atua como Coordenador da Câmara Técnica de Gestão e Planejamento do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Mogi-Guaçu.

Mário Russo
Doutor em Engenharia Civil pela Universidade do Minho. Professor convidado em diversas universidades, entre elas, Coimbra (Portugal), Universidade de S. Paulo (São Carlos), Universidade Agostinho Neto (Angola). Nomeado em 2016 representante do Ministério do Ambiente de Portugal no Grupo de Apoio à Gestão do PERSU 2020 (Plano Estratégico para os Resíduos Sólidos Urbanos 2020) para cumprimento das metas nacionais e comunitárias no setor da gestão dos resíduos. Autor e coordenador dos estudos e do Plano de gestão integrada dos RSU do Noroeste português, envolvendo 12 municípios e que resultou na criação de duas empresas multimunicipais apoiadas por fundo de coesão da União Europeia, tendo-se encerrado os 12 lixões existentes. Entre outros projetos de grande relevância.

Marcelo Zeitune
Superintendente adjunto do Saev Ambiental ( Superintendência de Água, Esgotos e Meio Ambiente de Votuporanga). Engenheiro Eletricista e Eletrônico, formado pela Universidade Federal de Uberlândia, Marcelo Marin Zeitune também possui especialização em Marketing, Comunicação e Propaganda e MBA em Estudos da Economia, Cooperativismo e Agronegócios pela USP (Universidade de São Paulo) de Ribeirão Preto. Possui 2 cursos internacionais, de Estratégica de Agronegócios pela Universidade de Wageninging na Holanda e de Gestão Cooperativa em Mondragón na Espanha.

Humberto Scandiuzzi
Engenheiro civil, pós-graduado em Engenharia Sanitária e Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de São Carlos – SP. Especializado em Gestão Integrada das Águas e Resíduos – Universidade Federal de Brasília (UFB) e Ministério das Cidades, cooperação com Governo Italiano (Hydroaid​ Scuola Internazionale dell’Acqua per lo Sviluppo). Desde 1996, é Engenheiro Civil concursado no município de São Jose do Rio Preto. Desde 2017, está na Secretaria de Meio Ambiente como Assessor Técnico e Presidente do Núcleo Permanente de Gestão de Resíduos.

Marco Aurélio Soares de Castro (Mediador)
Graduado em Engenharia Mecânica pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP) (1999), Mestre em Hidráulica e Saneamento pela EESC-USP (2005) e Doutor em Hidráulica e Saneamento pela EESC-USP (2014). Tem qualificação em Análise e Gestão Ambiental pelo CPEA/UFSCar (2009). Foi professor contratado no Departamento de Hidráulica e Saneamento da EESC-USP, e professor e coordenador dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção Mecânica do Centro Universitário Anhanguera (Pirassununga – SP). Atualmente, é Professor Doutor na Faculdade de Tecnologia da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Desenvolve pesquisas nas áreas de gestão e gerenciamento de resíduos sólidos, resíduos de equipamentos eletroeletrônicos (REE), resíduos de limpeza urbana e prevenção da poluição/produção mais limpa. É membro regular e um dos fundadores do NEPER (Núcleo de Estudo e Pesquisa em Resíduos Sólidos) da USP São Carlos.

Érica Pugliesi (mediadora)
Possui doutorado em Ciências da Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo (2010). Atualmente é professora adjunta II da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Ciências Ambientais, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão ambiental, gestão de resíduos sólidos, avaliação dos instrumentos da Política Nacional de Resíduos Sólidos, sistemas de gestão e certificação ambiental.